
Olá! Seja muito bem vinda!
Meu nome é Marília, sou médica, ginecologista e obstetra, especializada em Ginecologia oncológica e cirurgia minimamente invasiva. Minha profissão é a maior parte de mim, pois considero uma dádiva e um privilégio poder cuidar das pessoas. Nas horas vagas, sou corredora, me arrisco a tocar alguns instrumentos musicais e gosto de me aventurar na cozinha, especialmente se for para alimentar alguém que amo.
Quando criança, não podia imaginar que me tornaria médica. Eu não sabia como, mas queria ser útil e melhorar a vida das pessoas. Fui aprovada em diferentes cursos, em diversas universidades. Acabei escolhendo a Faculdade de Medicina de Marília, por ser pública e bem conceituada. Lá, desde o primeiro ano, tive contato com pacientes e aprendi que meus atos impactavam diretamente na vida das pessoas. Entendi que quanto mais eu estudasse, melhor era a assistência que eu poderia oferecer. Eu, que achava que tinha caído na medicina por acaso, fui compreendendo que ela era o único caminho possível para mim.
No internato, eu me interessava por tudo e não sabia em que me especializar. Acabei escolhendo Ginecologia e Obstetrícia na Universidade de São Paulo, porque queria poder prestar uma assistência completa às mulheres. Mas foi na Ginecologia oncológica que entendi a lógica do meu caminho.
As cirurgias oncológicas são extremamente complexas e possibilitaram que eu desenvolvesse habilidades que hoje me são úteis para ajudar não somente mulheres com câncer, mas também mulheres com outras doenças – hemorragias, endometriose, dor pélvica crônica, miomas.
Mas mais do que operar, adoro o processo de acolher as mulheres, seja prevenir doenças, melhorar qualidade de vida e cuidar da saúde de forma global, seja para dar o meu apoio em momentos difíceis.
Acredito na ciência, na medicina baseada em evidências e na boa pratica médica. Mas também sou uma mulher de fé e entendo esperança que ela pode trazer a uma pessoa.
Aqui você poderá ter acesso a todos os detalhes de minha formação acadêmica e da minha atuação científica.
Ficarei muito feliz se puder ajudá-la de alguma forma!
Marília Bertolazzi